Dicas para decoração de Natal.

 A decoração de Natal pode ser feita de várias formas. Cada jeito tem um efeito diferente, e se encaixa melhor com tipos específicos de ambientes.

Cores da decoração de Natal.

  A cor é uma das principais decisões na hora de decorar para o Natal. É preciso pensar no efeito que se quer, mais discreto ou mais chamativo, e também nas cores existentes no ambiente, como a pintura das paredes, a cor do tecido dos sofás e poltronas. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora da decoração natalina.

           .

  Paleta de cor mais quente, tem a presença do amarelo, vermelho e tons de ocre. Uma paleta de cores mais neutra, tem a presença de tons cinza, branco e tons pastéis de vermelho e verde. 


E temos a paleta de cores em tons pastéis, onde temos a presença de todos os tons de cores, suavizados para tons pastéis. Esse tipo de decoração, requer um minimalismo até mesmo nas cores do mobiliário, o que traz maior requinte e aconchego ao ambiente. 

  A decoração natalina é sempre um pouco chamativa, pois se baseia em brilhos, cores e luzes. Mas essas cores e luzes podem se integrar à decoração existente, para criar harmonia. Assim ela fica mais elegante e discreta.

Os enfeites podem varias de cores, mas sempre temos que pensar no design interior, as cores das paredes, o tom do acabamento do piso, até mesmo o acabamento forro. Tudo isso irá influenciar na paleta de cores utilizada na decoração natalina. 

Para uma decoração de Natal mais viva, embora elegante, as cores mais vibrantes do ambiente podem se repetir nos enfeites. Essa é uma forma de integrar a árvore de Natal à decoração, por exemplo, com bolas ou outros acessórios em cores existentes no ambiente.

Nesse  exemplo a cor vibrante é o vermelho. Ele está presente no sofá, no tapete e consequentemente e bem sutil, nos enfeites da arvore de natal.  

Nesse  exemplo a presença do branco é maior. Ele se repte no estofado, no tapete, em forma de listras e nos enfeites de natal da árvore, em tons dourados e prateados.  

Nesse exemplo a presença do tom bege é o mais presente. E como nos exemplos acima, ele se repete no estofado, no tapete e nas árvore de natal. Reparem que a pintura das paredes também são aproximadas nesse tom, o que ornou bastante com o piso amadeirado mais escuro. 

  Se a árvore em si for colorida, ela fica mais destacada, então os enfeites podem ser mais discretos. As cores dos enfeites nesse caso ficam neutras, combinando com a cor das paredes ou outras partes neutras do ambiente. Ou então podem ser usadas árvores de cor neutra, como brancas ou pretas, e caprichar nos enfeites. O importante é criar um sentido nas cores em geral, e não poluir demais o visual. 

  A única situação em que fica legal usar árvores coloridas com enfeites também coloridos é quando a decoração do ambiente é muito neutra. Assim apenas a decoração de Natal fica destacada e valorizada. E as paredes e móveis funcionam como pano de fundo, como mostrado na imagem abaixo. 

O interior desse ambiente demonstra isso. Paredes em tons claros, fica interessante brincar com os enfeites coloridos. Nessa foram usados enfeites em tons azuis, oque ficou muito bacana. 

Nesse exemplo seguimos a mesma ideia. As paredes brancas, ousaram no tom quente do vermelho nos enfeites. Se as paredes e o piso fossem em tom mais escuro, os enfeites e a arvore ficariam bacana em tom mais claros, sempre sobrepondo cores sobre cores, tons sobre tons. 

Tipos de árvores de Natal.
 Além da árvore convencional, verde e apoiada no piso, existem outros tipos de árvores de Natal. Elas podem ter outros tamanhos, outras cores e outras formas.

O tamanho da árvore de natal influência muito também na hora de compor o ambiente. Claro que tudo dependerá do tamanho do espaço que você terá. Nada de colocar uma árvore de dois metros, em um ambiente em que o pé direto final seja de 2,70m ou 2,90m. Isso irá  deixar o ambiente desproporcional. E vice versa, ambientes maiores, pedem uma árvore maior também. 


O tipo de folhagem da árvore também é interessante na hora da escolha. Ficar atento ao acabamento do pé da árvore. Sempre é interessante camuflar/esconder. Embalar algumas caixas vazias com papel de presente e colocar no pé da árvore, é uma ótima ideia para esconder o acabamento do pé.  

Esse exemplo de arvore de natal é bem interessante. Montaram uma árvore de natal com fotos, tomando a forma de um pinheiro. Muito bacana! ótima ideia pra quem não tem tempo de  fazer algo mais detalhado. Nesse caso utilizaram o canto de uma parede, o que deu uma impressão de perspectiva na árvore. 

Árvore de natal somente em festão, colocado na parede. Outra forma interessante e muito criativa de criar sua própria árvore de natal. 

Esse último exemplo parecido com o primeiro. A diferença é que essa árvore foi montada em uma face da parede. Interessante ideia para se fazer no final de corredores.  

Decoração de Natal sem árvore.

 A decoração natalina também pode ser feita sem árvore. Ela é uma peça marcante em referência ao Natal, portanto a decoração sem ela fica normalmente mais sutil. Mas isso pode ser compensado pela quantidade de enfeites, se for essa a vontade. Ou então pode ser criado um clima de natal realmente mais leve. Depende apenas da intenção.

 Os enfeites que podem ser usados no lugar da árvore e que remetem bastante ao Natal são meias de pendurar, guirlandas e bonecos de Papai Noel, por exemplo. Mas podem também ser usadas velas e luzes, criando uma ambientação iluminada e colorida que remete ao Natal de maneira indireta.

 Os detalhes de decoração para o natal são muitos. Caso não queira montar uma árvore de natal, esse espirito natalino pode estar presente nos detalhes, como nesse exemplo, uma linda guirlanda colocada atrás do encosto da cadeira da sala de jantar. . 
                  
Um simples vaso de planta com um tecido vermelho, ou uma caneca em tons vermelhos, prateados ou dourado, podem já trazer essa sensação de boas festas de fim de ano. 

O uso de guirlandas e candelabros também são uma ótima opção para enfeitar no natal. São peças indispensáveis na hora de montar uma mea de jantar, ou decorar um hall de uma residência.

 

E para finalizar, um lindo nicho, que tem a forma de uma árvore de natal. Muito bacana também. Podemos colocar luzes coloridas nele também, para deixar mais ainda característico o espirito natalino.  




Referencias:

https://www.vivadecora.com.br/revista/decoracao-de-natal-estilos-ideias-dicas/?pp=0

https://br.pinterest.com/pin/256634878754997659/

https://dicasdearquitetura.com.br/varios-tipos-de-arvore-de-natal/

https://dicasdearquitetura.com.br/dicas-para-a-decoracao-de-natal/

https://www.veduta.com.br/decoracao-de-natal-5-dicas-para-transformar-a-sua-casa/












Comentários

Postagens mais visitadas